sexta-feira, 28 de agosto de 2009

E cadê o Projeto?

Que Sergipe precisa de uma sacudidela, obviamente promovida pelo Governo do Estado, disso não há dúvida. Que o governo Marcelo Deda está uma mesmice, tudo aponta que sim; logo, para parecer diferente tem que fazer algo mais. Mas o Projeto Sergipe Cidades, por cujo, o governador acaba de autorizar a execução do valor de 28 milhões de Reais, de novo, parece mais uma peça publicitária do que um projeto revitalizador.
Dentre outros vícios de origem, o Governo do Estado põe sobre as costas dos prefeitos a responsabilidade maior do cumprimento das futuras obras. No nosso modo de entender é necessária a participação das municipalidades, todavia, o governador deve se precaver dos interesses pessoais por trás dos interesses públicos, e sempre dispor do “Plano B”. Aqui em Itabaiana, por exemplo, pode ser uma beleza: o prefeito, que é politicamente contrário ao governador vai dizer que o governador não mandou o dinheiro, enquanto o governador vai dizer que o prefeito não foi buscar (o imbroglio das clínicas da Saúde é um exemplo: nenhum dos dois quer resolver). E aí? Além de Itabaiana estar no Estado de Sergipe – e a esfera maior de governo ter autoridade sobre a menor – existe uma grande quantidade de intervenções diretas que poderiam ser feitas, totalmente à revelia do prefeito Luciano Bispo. Dispensa até a participação dos apoios locais do governador, se necessário.
Está na hora do governo de Sergipe ter um helicóptero para deslocamentos do governador. Está na hora de associar marketing com trabalho já que, apenas o primeiro, não tem grande sobrevida neste tempos de internet e celulares com câmeras fotográficas de alta definição, além de gravadores de voz.
Buscamos o projeto para manter uma melhor visão dele e só encontramos propaganda sobre o mesmo; nada mais em detalhes.
...
P.S.
Agora, cá pra nós, o Governo do Estado investir em Canindé do São Francisco, numa área específica da Prefeitura... é uma piada! Canindé (pop. 22.534; renda 70.435.442,63/08, R$ 260,48 hab/m) tem renda relativamente muito superior a Campos do Jordão, São Paulo (pop. 46.332; renda 97.386.809,98/08, 175,16 hab/m) e a São Borja, Rio Grande do Sul, cidade de dois ex-presidentes: Getúlio Vargas e João Goulart (pop e 63.257; renda 70.638.183,55, R$ 93,11 hab/m), só pra ficar em dois exemplos(*).
Êta tribunalzinho!!!
...
(*) Dados: Secretaria do Tesouro Nacional. Execução Orçamentária dos Municípios - Exercício 2008