segunda-feira, 8 de março de 2010

Alerta total

Atenção Carira, Monte Alegre, Jeremoabo e João Sá: perigo à vista. A empresa inglesa Staff Work vai recrutar 700 brasileiros para trabalhar em seus navios de luxo (mais aqui). Antigamente, nos tempos de Fernão Carrilho isso significava prisão por rendição (depois de várias mortes) de inúmeros índios e mestiços dos sertões do entorno da Serra Negra. Na época, para abastecer a enorme Real frota portuguesa ou das companhias de comércio por ela protegida.
Mas desta vez, ao menos na propaganda, os candidatos serão selecionados por vários outros quesitos, inclusive o de falar inglês fluentemente. E salários que vão de 1.100 a 4.000 reais. Ainda bem que alguma coisa muda.
...
Fernão Carrilho foi um capitão das entradas, um entradista, um capitão do mato, com base em São Cristóvão e posto avançado na Itabaiana (ainda não existia a povoação, hoje cidade) que dizimou a população cariri do entorno da Serra Negra até próximo de Canudos por apreensão com alta taxa de mortandade de índios, especialmente do sexo masculino, em geral para servir nas galés portuguesas, entre 1660 e 1680. Também dizimou o Quilombo de Palmares deixando o caminho livre para o paulista Domingos Jorge Velho, e depois Capitão-Mor do Ceará, onde morreu.