quarta-feira, 31 de março de 2010

Porrada versus trabalho mais inteligência.

No Mapa da Violência (aqui) recém publicado uma constatação. Triste constatação: Itabaiana é o segundo mais violento município de Sergipe, há anos. Isso nos instigou a pensar um pouco o passado quando os assassinatos por aqui ocorriam por vingança por encornamento, assim como briga “de cachaça”, ou seja, por bebedeira e descontrole... nunca por apostas em jogos ilegais ou papelotes de cocaína, crack ou maconha não pagos, tão comuns nos dias atuais.
Os níveis de violência em Itabaiana até 1983 eram de primeiro mundo, como dizem os tabaréus com complexo de vira-lata. De Sergipe, nem se fala. Houve cidades de dez mil habitantes que passou dez anos sem um só assassinato. Depois de 1983 a coisa começa a perder o controle.
Fomos verificar – e atualizar com os últimos números do DATASUS, de 2007 – uma tabela que mantemos e, surpresa por ainda não havermos constatado: Do período de perda total do controle sobre a violência no Estado, o único em que se salva é o que a Segurança foi administrada por Wellington Mangueira. Pegamos quatro municípios da Grande Aracaju como exemplo e os três mais populosos e coincidentemente mais violentos fora da Grande Aracaju: Estância, Itabaiana e Lagarto. A violência em Aracaju desabou no período, com queda de 40 por cento nos homicídios; Em Lagarto, que passava por certa tranqüilidade naquele momento, cai a menos de um terço; em Estância, idem e até em Itabaiana cravamos 1998 com apenas 5 assassinatos, onde já vínhamos com quase dez anos entre os 16 e 20 ao ano. 1998 foi o ano do sonhado e tão mal-fadado Conselho Municipal de Segurança, instrumento civilizado para tratar com o assunto segurança, mas instrumentalizado pelo partidarismo político e com o fim que tudo que assim o é, tem.
Tão logo foi abandonada a política de Segurança de Mangueira, e consequentemente voltou-se a apenas apostar na porrada pra resolver problemas de segurança, e os níveis subiram estratosfericamente. Itabaiana, 5 assassinatos em 1998 e 36 em 1999; Aracaju, 60 para 109; Socorro, 17 para 37; Lagarto, 3 para 20; Estância, 7 para 15; Barra dos Coqueiros, "0" para 3; e apenas em São Cristóvão caiu de 12 para 8. Observa-se essa tendência de subida de forma generalizada pelos demais 68 municípios.
No supra citado estudo, mesmo indo-se pela média dos últimos cinco anos estudados, Itabaiana está na incômoda classificação de 211° lugar dentre os 5.561 municípios brasileiros. Em Sergipe, à sua frente somente a Barra dos Coqueiros em 198° lugar. Aracaju é o terceiro, em 289° no ranking nacional.