domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cidadania em ação: uma ótima idéia!



Excelente a iniciativa - de quem eu não sei - essa de se manifestar cobrando do Poder Público municipal mais atenção com o perigosíssimo cruzamento das avenidas Olímpio Grande, Felisbelo Machado, Walter Franco e Praça que ora esqueço o nome, ali no acesso aos campi universitários e ao Colégio Estadual César Leite. Aliás, não é somente ali que o trânsito está bagunçado. A frouxidão começou na época da campanha eleitoral, com algum ajuste aqui ou ali, e só. E ultimamente tem dado a sensação de que está piorando. Na última sexta feira tive que refazer o trajeto de minha casa até a sede do Rotary Club quatro vezes. Duas porque a Prefeitura fazendo o louvável dever de consertar a buraqueira no calçamento esqueceu de colocar sinalização devida alertando para bloqueio da via logo adiante; mas duas foram simplesmente porque engraçadinhos estacionaram erroneamente e quem quiser que se vire. E, óbvio, não aparece ninguém da SMTT pra por ordem na casa. Estacionamentos em fila dupla virou rotina; em local proibido, passagem por cima de canteiros, calçadas... não tá bom! Infelizmente, a administração do atual grupo está só começando, mas tem setores como a Saúde e a Segurança, no caso a Segurança no Trânsito que não dá pra esperar os naturais ´-e até necessários - conchavos políticos: tem que entrar com tudo pronto, arregaçar as mangas e por-se com força no serviço. Se não, depois, ou não consegue impor a ordem ou o fará mui dolorosamente em prejuízo de todos, inclusive dos políticos da administração.
No caso em particular, no cruzamento de duas avenidas você tem naturalmente quatro fluxos conflitantes, geralmente resolvidos com sinalização ou guardas. Ocorre que ali a coisa é bem pior. Desce-se pela Walter Franco e choca-se de frente com a subida da Engenheiro Carlos Reis, ou seja, duas vias com sentido duplo. De fato são seis sentidos. De imediato é preciso modificar o fluxo na Walter Franco ou lado oeste da Carlos Reis/Praça: alguém tem que deixar de existir. Em função de uma situação mais natural, eu sacrificaria a descida pela Walter Franco, levando o fluxo a contornar o posto ali existente pela Florival Oliveira e fazendo o trajeto pelo Engenheiro Carlos Reis. Ai vem o problema da Felisbelo Machado (Zefinha de Capitulino mais adiante) e da Rua Antônio Cornélio da Fonseca. Essa ainda dá pra administrar porque pouquíssima movimentada, mas a Felisbelo, é muito complicado. Por fim a Percílio Andrade/Olímpio Grande, por sinal ligação interrodoviária entre a Rodovia Francisco Teles de Mendonça (das Candeias) e a Papa João Paulo II, do Campo do Brito, através da BR-235... bota complicação nisso.
Mas tem que tomar uma atitude antes que grande desgraça aconteça.