quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Especulando.

Já que a história anda por aí, vou dar o meu pitaco. Conforme o jornalista Claudio Nunes(ver "Afagos"), os afagos entre Luciano Bispo, seu irmão e deputado Arnaldo Bispo e o pessoal de Déda aponta para ampla possibilidade de enlace político entre eles. Na minha modestíssima opinião, se Luciano tiver juízo fará acordo com Déda e já. Se Déda tiver juízo, fará acordo com Luciano e já. Com a derrota de Maria Mendonça fica claro que é inevitável o ocaso político dos Teles de Mendonça. Com a derrota antecipada dos chapões Alves-Albano em Aracaju, e o avanço ganancioso dos irmãos Amorim sobre quem quer que seja fica claro o ocaso do alvismo em Sergipe. Sergipe deve uma eleição de senador ao ex-governador. Se tiver juízo (e eu acho que ele tem) ocupará sem muita força a vaga de sua esposa. Pro governo do Estado seria o fim antecipado. Aí, no Estado se tende a fazer reagrupamentos em torno de Albano e de Déda com especuladores pelo meio, como sempre. Pessoalmente não sei da extensão dos acordos de Luciano com os tucanos paulistas via Albano com relação à eleição que acaba de ganhar, porém, uma coisa é líquida e certa: Déda se reelegerá e Luciano, com a terceira pior arrecadação municipal de Sergipe só tem a perder – ele e Itabaiana – se continuar na oposição aos governos centrais. Já em relação ao Governador, mesmo que Luciano venha fazer a pior das piores administrações do mundo é improvável um rejuvenescimento dos Teles de Mendonça a ponto de viabilizar um bom apoio nas eleições de 2010. É uma questão de ciclos circadianos. Logo, ao exemplo da dupla Machado-Alves no início dos 80, Déda poderia apostar no nascimento de uma nova liderança – o que é muito temerário dado à exigüidade de tempo – logo, o mais provável é ir com aquele que, mesmo sob desgaste, retornou ao centro do teatro político. Já Maria Mendonça terá votos suficientes para eleger-se, sem apertos, mais uma vez à Assembléia Legislativa. Quanto a polarizar e sozinha dar a Déda uma vitória em Itabaiana é quase impossível. E não seria a primeira nem última vez em que caciques locais brigam entre si mas tem o mesmo norte quando se trata da esfera estadual.
E só um governo feito por idiotas para rejeitar apoios, especialmente os gratuitos ou menos caros. Quem tem que brigar por exclusividade, e portanto pela "pureza partidária" são os apoiadores; não o apoiado.
Em tempo: aos românticos e sonhadores com a possibilidade dos irmãos Amorim virem a querer a Prefeitura de Itabaiana, repito o que disse antes: esta é a terceira pior prefeitura do Estado para se administrar. E emendo: alguém aí acha que Edivan prega prego sem estopa?