quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O que diria Dr Oswaldo Cruz?

Consta que, ontem pela manhã, no auditório do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho foi apresentado pelo secretário de Saúde do Estado de Sergipe, o Dr. Rogério Carvalho, o plano de contingência para a endemia de dengue durante esse próximo verão que ora já se inicia por aqui, região que, tropical é sujeita a apenas duas estações definidas: verão e inverno. Muita promessa de investimento. E deverá haver mesmo: venenos, objetos vários, carros, cargos de motoristas, profissionais sub-treinados em cursos de eficácia duvidosa e politicamente aproveitados, etc.. Sobre uma força estadual de combate a endemias o Dr. Rogério parece não ter falado. Se não falou é porque a mesma não existe. Se não existe, então lá vamos nós, de novo, ao menos neste aspecto, torrar milhões no controle do mosquito de forma desordenada com atribuições municipais sem condição alguma de execução, mesmo que tenha boa vontade. Um mosquito que Dr. Oswaldo Cruz extinguiu do Rio de Janeiro no início do século próximo passado e por derivação no país inteiro nos anos seguintes, e que só voltou graças às irresponsabilidades dos administradores uspianos de Collor a FHC (com o devido et coetera do companheiro Presidente).
Vai sobrar emprego para os amigos. E mosquitos e vírus democraticamente. Para todos.
Na matéria da ASN(mais aqui) consta que o Promotor Cível de Itabaiana gostou da exposição do Secretário. Resta saber o que diria Dr Oswaldo Cruz ao perceber que o principal no combate às endemias – gente, pessoal realmente capacitado - “é apenas um detalhe”, como diria a Zélia Cardoso de Melo. Mas como a natureza vem sendo generosa desde setembro...

Em tempo: O dito cujo que aqui escreve é laboratorista do Ministério da Saúde, pelo extinto SESP, instituição que conjuntamente com a tambem extinta SUCAM foram responsáveis por toda a melhoria nos indicadores sanitários e de saúde em geral na segunda metade do século próximo passado.