quarta-feira, 17 de junho de 2009

Menos mal.

A aprovação no Senado nesta quarta-feira da PEC paralela que desfaz o nó criado pelo TSE em relação à vereança tem algo de justo. Acaba com o absurdo de termos em cidade de três mil habitantes nove vereadores enquanto que Itabaiana com quase cem mil só pode ter dez. A medida arbitrária foi baixada pelo TSE diante do vácuo constitucional e sob pressão da mídia grande do país que desde o impeachment de Collor deixou de ser informativa e opinativa para se apropriar do poder, inclusive do constituído pelo voto.
Da forma como está, as dificuldades do Poder Executivo aumentaram enormemente dado o também aumento de poder dos edis, sem esquecer do clima de jogatina em que se tornaram as eleições proporcionais municipais em municípios de porte médio, já que supostamente as remunerações atiçam a comilança de elementos muito menos preparados para a vida republicana; e muito mais para o ataque aos cofres públicos.
A referida PEC, além de corrigir as distorções citadas reduz o motivo do apetite voraz de muita gente ao reduzir os percentuais de repasses às câmaras municipais. A mesma ainda precisa de aprovação da Câmara dos Deputados.