terça-feira, 14 de julho de 2009

Músculos e esperteza; ao contrário de inteligência.

Patacoada! Foi o que exclamou, entre irada, desesperada e resignada uma senhora de seus cinqüenta, parada na esquina da Sete de Setembro com São Paulo, hoje, 14, por volta das 15:30 horas, em mais uma das inúmeras passagens do helicóptero a serviço da polícia militar de Sergipe por sobre nossas cabeças.
Faço minhas as palavras da senhora em questão. Não engana a ninguém, essas demonstrações de suposta força, quando todo mundo – salvo os excessivamente tolos – sabe muito bem que o que é preciso é investigador investigar e prender bandido fundamentado na investigação. O Estado mostrar que exerce de fato sua competência. E não a Polícia avisar aos bandidos que está na área; para que os ditos se escondam. Meia hora depois da passagem do aparato a boca de fumo abre regularmente; os batedores de carteira se aproveitam da possível falsa segurança causada; os arrombadores, pés de cabra à mão e à vista de quem quiser ver ficam à espreita ou mesmo partem para o ataque: arrombar portas e portas de estabelecimentos comerciais com tem feito com intensidade nas duas últimas semanas.
Mesmo que imperasse a boa vontade da Polícia sergipana (que não parece ser o caso), do que mais necessitamos é de inteligência; não de músculos aliados à mera esperteza pequena.
Cairia muito melhor para a Polícia e para o Governo do Estado se tal aparato viesse para cumprir mandados de prisão. E prendesse. De piabas a tubarões. Caso contrário vai dar reclamação no PROCON a qualquer hora. Motivo? Produto falsificado.
Policial é pago pra ser mais inteligente que o bandido. Não mais truculento.