terça-feira, 13 de outubro de 2009

Atestado de otário

Todo mundo em Itabaiana acompanhou a novela que foi a história dos 600 demitidos da Prefeitura Municipal de Itabaiana pela ex-prefeita Maria Mendonça, assim que assumiu em 2005. Aí vieram quatro anos com Luciano acusando Maria de insensível e Maria acusando Luciano de irresponsável. E o processo judicial devidamente "correndo" em berço esplêndido. Pelo menos uma vizinha minha morreu vítima de câncer, no mínimo agravado, senão gerado pela depressão que a tomou por inteiro quando se viu sem eira nem beira (Nem todo mundo que pega um emprego de prefeitura é um pilantra que quer apenas o dinheiro e que tem sangue de barata). Muito bem. Eis que agora, depois que tanta gente foi prejudicada vem a Justiça e diz que não há problema. Resumindo: Aí Maria botou os dela - os “voluntários” – venceu seus quatro anos com “seu lado” arrumadinho. E Luciano fez discurso e manteve "os fiéis" firmes até outubro de 2008. Agora Luciano bota os dele – os “do seu lado” – tudo arrumadinho, e Maria faz discurso(até outubro de 2012?). E a Justiça – que fica de bem com Luciano e com Maria – parece querer passar atestado de otário aos cidadãos que nela acreditaram ao demorar justos quatro anos pra dizer que... o processo estava fora dos prazos!
Famílias estraçalhadas, gente desesperada, fome, vergonha, dor e até morte por depressão ou complicações por ela. Normal. Tudo normal.
Simbolicamente, isso me lembra as palavras de uma figura humanóide que atirou a filha numa lagoa de Belo Horizonte: “Também, essa droga de menina!”
Nada há de mais hediondo do que quem já detém o uso do poder dele ainda abusar.
Triste humanidade desumana.