domingo, 13 de dezembro de 2009

1985

1985 foi o ano em que quase tivemos o primeiro presidente civil que a maioria queria; mas foi o ano em que se ficou com Sarney.
Bem, mas o 1985 que quero aqui relembrar é o do trigo do Canadá.
Sentindo-se desprestigiado, esvaziado, depois de ter sido desde a primeira hora a voz que pavimentou a campanha vitoriosíssima de João Alves Filho ao Governo do Estado(*), o saudoso Chico de Miguel remoía, calado, suas contrariedades enquanto José Carlos Machado, homem forte de João corroia a base de ligação entre Chico e seu governo. Num ato impensado, aproveitando uma reportagem bombástica e irresponsável da Revista Veja, que acusou João de corrupção ao vender um trigo ganho pelo Governo de Sergipe do Governo do Canadá, para distribuir aos flagelados da seca daquele ano, um partidário de Chico, microfone em punho se pôs rua acima, rua abaixo num carro de som a denunciar o escândalo criado pela Veja(**).
A Veja faturou com a concorrência a João (e nunca desmentiu as acusações, mesmo com as provas em contrário apresentadas pelo Cônsul canadense e pelos Supermercados Paes Mendonça); os adversários de Chico pegaram a gravação e levaram até o Governador que convocou rede de rádio e televisão para se explicar e dar regulagens em aliados inconfidentes; e tirou tudo de Chico que era do Estado, inclusive os aliados, apenas por interesses.
Os ataques do vereador Valmir dos Santos Costa, o Valmir de Francisquinho, ao governador Marcelo Deda e ao PT como um todo vão na mesma direção. Seria Olivier Chagas o novo Jose Carlos Machado?
Em 1985 o beneficiário direto foi Luciano Bispo de Lima. Seria aí a repetição do fato? E Valmir, ficaria com o quê? E Olivier, ficaria com o quê? Teria lugar algum junto com Luciano? (Óbvio que o nome de Olivier é mera especulação). Ou por acaso alguém já viu algum governo; qualquer governo, em Sergipe, ficar sem aliados dentre os "dois lados" de Itabaiana?
...
(*) Declaração ao efêmero jornal por nós editado “Tribuna do Povo”, n° 01, de 12/03/1982, repercutida a seguir no Jornal de Sergipe.
(**)Parceria roubada, Veja 870, 08/05/1985, p.108