sexta-feira, 2 de novembro de 2007

De volta a 1850

“Na da Itabaiana são o tronco a segurança dos presos, que de mais precisão ser
guardados com sentinella a vista.
Consta que o edifício, onde he a prisão publica dessa villa está por tal modo arruinado que ameaça hum desmoronamento; convindo, por isso, que seja quanto antes demolido, para evitar-se algum sucesso fatal ao mesmo destacamento que ali se abriga.”
(*)

Falla que dirigio a Assembléa Legislativa Provincial de Sergipe na Abertura da Sua Sessão Ordinária no 1° de março de 1850, o Exm. Snr. Presidente da Província, Dr Amâncio João Pereira de Andrade. Sergipe. Typ. Provincial – 1850 – No Largo do Palácio. Administrador J. J. da Silva Braga. P.008


O Promotor Público Emerson Andrade (clique aqui para ver matéria de Edivanildo Santana) repete aqui o que era aconselhado em 1° de março de 1850.
O único prédio de verdade pronto para abrigar um policiamento foi o que foi construído em 1918 e que ainda hoje está de pé, levemente modificado na sua estrutura original e com o nome de Talho de Carne João do Volta (o mercado da carne recém ampliado).
O segundo que funcionou entre 1949 e 1986 já não foi essas coisas todas. E o terceiro – o que atualmente existe, construído pela máquina política de João Alves pra eleger Valadares em 1986 é uma piada.
Para quem teve sua primeira autoridade policial – Capitão de Campo (capitão-do-mato) Simão Fernandes Madeira - nomeada em 13 de outubro de 1663, isso é um atraso de vida que não tem tamanho.
E ainda dizem que Itabaiana é um lugar violento. Querem o que de um lugar cronicamente sem autoridades?
(*) Grafia original.