sábado, 22 de dezembro de 2007

Tá brabo!

A prefeita Maria Mendonça, seguramente não passa por um bom momento no seu biorritmo. Com o pai internado alternando entre o estado grave e o gravíssimo, além das péssimas notícias e indícios de que sua reeleição não será nada fácil, eis que o amigo Albano Franco a visitou neste último dia 21 e, segundo o articulista Cláudio Nunes, ao mesmo momento da visita, numa de suas emissoras, havia frenético corre-corre pela apuração de suposta ordem de prisão à Prefeita pelo não cumprimento de ordens judiciais relativo a um aterro sanitário, oriunda de MP que cada vez mais se converte em palanque de partido único - o dos "doutores da Lei", acima de Deus e do diabo - geratrizes dos melhores escândalos de espetáculos possíveis. Quanto a Albano, fica a suspeita de prática da política do morde-e-assopra. Recentemente Albano participou de um convescote na residência do ex-vice-prefeito Jose Américo Bispo onde rolou de tudo, inclusive juras de eterna lealdade entre o próprio, João Alves Filho e Luciano Bispo. Pouca diferença dos idos de 1982. E de 1998 quando Luciano constrangeu Albano a declarar-se rompido com Chico de Miguel em pleno palanque eleitoral.
De burro Albano não tem absolutamente nada. A seu modo é o homem disparadamente mais rico de Sergipe; e foi tudo o que imaginou ser – de deputado estadual em 1966 até governador, reeleito por sinal. Se não chegou à Presidência da República é porque sabe da estreiteza da boca do funil e corre de problemas como satanás corre da cruz.
Quanto à Prefeita, além dos problemas enfrentados na montagem para uma equipe eficiente, desde o início de seu governo, tem ela e seus comandados concorrido fartamente para um erro crasso na vida pública que é o de esquecer que uma campanha política somente termina quando se entrega o mandato. Ao se tomar posse, apenas muda a natureza dela. Para muito mais séria. Por exemplo, são procedentes as críticas que lhe foram movidas, ontem, sexta-feira 21, no programa de Eduardo Abril da rádio Itabaiana FM, pelo ex-prefeito Luciano Bispo de que nem seus próprios secretários se conhecem entre si. “Todo artista tem de ir a onde o povo está”, já diz a bela poesia cantada por Milton Nascimento.
Se fosse esperar a boa vontade de quase cem por cento da mídia nacional, visceralmente contrária, o presidente Lula já teria desaparecido do cenário político a pelo menos um ano.