terça-feira, 9 de setembro de 2008

E a matança continua.

"Chega estampado, manchete, retrato com venda nos olhos,legenda e as iniciais/Eu não entendo essa gente, seu moço, fazendo alvoroço demais/O guri no mato, acho que tá rindo, acho que tá lindo de papo pro ar/Desde o começo, eu não disse seu moço, ele disse que chegava lá."
Chico Buarque de Holanda. O meu guri.



Parece título de filme de terror, mas é a realidade. Com as duas últimas mortes por assassinato somamos 33 no ano. Faltando 114 dias para o fim do ano tivemos uma média de um assassinato a cada sete dias e meio. Mantendo esse ritmo ainda teremos mais 15 e "fecharemos com chave de ouro", com 48 assassinatos. Média melhor do que a da Rocinha, do Vidigal e outros favelões bem mais famosos que Itabaiana. Isso dá, segundo as projeções populacionais do IBGE, 56 assassinatos por cem mil habitantes. Nada mal para um lugar em que autoridades do aparato das justiças nele aparecem só durante o expediente; e no próprio tecido social cristalizou-se a idéia de que “enquanto matar bandido está bom”. Como se fosse normal se conviver com tanto bandido.

Ajudinha.


Ah, ainda tem a ressaca da política que pode dar uma ajudazinha na estatística. É que tradicionalmente, depois dos pleitos eleitorais costumam haver algumas "cobranças". Antigamente ocorria durante a eleição, como em 1954 na calçada do prédio onde funcionou a Câmara de Vereadores, e ora funciona um templo religioso. Pai e filho, ambos então residentes em Cajaíba foram assassinados logo após ter votado na Associação Atlética de Itabaiana, que então funcionava no dito prédio. Atualmente as “cobranças” são efetuadas com mais requinte; salvo um caso mais grotesco em que morreu até quem nada tinha a ver com o assunto, há oito anos atrás. Em geral, as “cobranças” sobre os “traidores” enriquecem a lista em mais uns cinco presuntos. "Uns vagabundos" como costuma justificar o gangsterismo dito político. Nada demais, Como diria um amigo meu: “Normal. Absolutamente normal”.

Com uma segurança como esta que temos, está em excelente tamanho.