terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Bomba H ou “peido-de-véio”.

No domingo correu um zum-zum-zum pela cidade - pela enésima vez - semeando a idéia de que o prefeito eleito Luciano Bispo não assumirá. A promessa que rolava nos pés de calçada era de que o Jornal Cinform, na sua ediação de ontem, segunda-feira, 08, “detonaria uma bomba” contra Luciano. Porém nada foi repercutido, hoje, porém, vem a história de que o Ministério Público Federal entrou com ação contra o ex e agora futuro prefeito por improbidade administrativa. Infelizmente não há número de protocolo do processo na única matéria já publicada(veja mais aqui) para que se possa ser mais conclusivo sobre a realização da dita entrada ou não. Sem elementos suficientes para tal, mas, ligado o “desconfiômetro” acho que isso é mais um traque; um peido-de-véio como se chama no popular, ao mais popular dos traques soltos pela garotada nas festas juninas. Primeiro cabe perguntar: não estaria tal denúncia apenas requentando uma outra feita è época da inspeção da CGU (PROCESSO Nº 2004.85.01.000674-4), ora no STF? Estaria ela realmente sendo feita, mesmo que similar já esteja encaminhada e sobre o mesmo objeto?


A quem interessa?
O reesquentamento (é o que me parece) da matéria acima aparenta um factóide pra gerar um fato político. Nessa seara não há mocinhos. Quem sairia ganhando com tal notícia? Algum tubarão? Ou não passa de interesse de algum bagrinho?
Interessaria à prefeita, ora em visível, diria até inegável processo de reconquista de importante fatia eleitoral que lhe faltou em 05 de outubro? Não acredito. Isso configuraria golpe baixo o que desfaria toda a boa imagem conseguida com o pique do asfaltamento ora em curso. Ao governador Déda? Estaria o Governador mexendo os pauzinhos para pressionar Luciano? Por Luciano de joelhos? Não acredito. Macaco velho de Congresso Nacional Déda sabe muito bem que esse tipo de barganha, além de mais parecer banditismo, chantagem, não costuma funcionar. Ao deputado federal Albano Franco? Estaria o deputado fazendo valer seu poderio junto à Justiça para admoestar Luciano e suas possíveis quedas pelo governismo, sobre "quem está no comando"? Sei não, mas acredito que Albano é mais macaco velho do que Déda e isso responde a pergunta. Logo, julgando apenas pelos elementos até o momento disponíveis acho que isso é mais uma plantação, como costuma dizer minha mãe, “para a boca não feder”. E se tal denúncia de fato vier caberá a pergunta: e porque só agora? Estaria o MPF sergipano voltando a uma prática que foi comum a vários quadros do MPF a alguns anos atrás; a de buscar holofotes? Arrisco que não. Um detalhe: quando das inspeções da CGU, uma das suas obrigações é encaminhar as denúncias à Justiça. E não passar quatro ou mais anos para então fazer a dita denúncia. Aguardemos, pois.