quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Um quê de malogro.

Em nada me entusiasma saber que a Associação Olímpica de Itabaiana terá cem mil reais em prêmios a serem divididos entre seus atletas, caso estes ganhem o campeonato estadual em andamento. E esse sentimento não se deve à goleada de 5x0 tomada do Atlético Mineiro.
Exceto por períodos de curtíssimo tempo, a história não registra casos de empenhos pessoais, e portanto, vitórias, de membros de qualquer tipo de equipe apenas movidos pelo mercenarismo; pelo dinheiro. Às vezes, até mesmo durante um mesmo assalto os bandidos até horas atrás irmanados matam-se uns aos outros. Excitar a cobiça não é, pois, a melhor forma de se conseguir bons resultados. Enquanto as famílias romanas puderam manter a guerra à frente da soldadesca, em geral da plebe da própria Roma, movida a sal (isso mesmo, salário vem daí)e muito amor a Roma foi possível a uma cidade de comerciantes manter guerra por mais de quinhentos anos, expandindo o império. Quando a necessidade de homens pra manter as forças tornou-se cada vez maior, e assim como o recorrer a forças mercenárias, logo começaram os golpes cruentos pelo poder e em seguida os espasmos de decadência. Até a quase morte do império.
Não sei o que se passa no São Paulo da cidade e Estado de mesmo nome, mas, a julgar pela estabilidade de algumas situações no clube, há uma mão invisível por trás, muito bem posicionada a guiar os destinos do clube paulista que, bem ou mal, não pára de ganhar campeonatos. Isso se chama estratégia a longo prazo. Investimento. Paciência. Trabalho real.
Mas como não tenho autoridade ($) pra falar em assunto de dinheiro...
Por falar em estratégia... por onde andam as escolinhas de futebol de Itabaiana?