sexta-feira, 31 de julho de 2009

Leitura presunçosa.

Não posso - nem devo - subscrever os números publicados pelo itnet acerca de pesquisa pré-eleitoral realizada em Itabaiana, citada no post anterior; todavia, alguns números não me soam estranhos. Por exemplo, o fato de que toda a região sul do município – e regiões na cidade com ligações mais profundas com a dita região - estar pro-João Alves. Quem conheceu o povoado São José (690 habs.) como eu conheci e o vê hoje sabe muito bem porque isso não é surpresa. Do mesmo modo a Mangabeira(650) – meu lugar de origem - e o Mundés(1.100) ou Rio das Pedras (denominação que vem se impondo a cada dia). A surpresa fica por conta da Mangueira (900), onde o governador Marcelo Deda aparece à frente do ex-governador.
Estranhamente, parece que a pesquisa não foi realizada nos populosos povoados da região norte do município: Terra Dura(450), Matapoan(400), Cajueiro (350), Caraíbas (420) Pé do Veado (600) e Várzea do Gama (610).
O “companheiro” governador parece não ter a exata noção do estrago que pode fazer ficar apenas à mercê da política coronelista! Para passar por cima disso é preciso...
Aviso: é uma cultura; acima de meras paixões ou jogos de interesse.