quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Falsas grandezas.

Nada há de mais fascinante do que a fantasia. As lendas se colocam como a essência dessa fantasia, todavia, quando algum fato vem determinar o desmentido de tal história é uma perda danada.
Aprendi no meu livro de Geografia de Sergipe do professor Acrisio Torres Araújo(1) que a Serra de Itabaiana era o ponto culminante do Estado de Sergipe com 860 metros. Vivíamos em Itabaiana o tempo do crescimento, inclusive dos egos, com um time de futebol “descendo a serra com alma e paixão”(2), e nos enchendo de alegria e orgulho. Caminhões cruzavam o Brasil levando o produto de nosso suor que gerava riquezas, dentre eles, a farinha de mandioca de cuja produção fomos o maior produtor nacional em 1966, quatro anos antes. E eu era um garoto, uma mente pra lá de receptiva a tudo que pareça fantástico. Quão grande não foi a minha decepção ao descobrir que a medida real era bem mais modesta. Depois viria a descobrir que a real importância da serra não está na sua altura, mas no simbolismo que representa para os itabaianenses e até no contexto da história brasileira com a lenda da prata.

O Ponto geodésico.
Desde há muito que ouço o murmurinho de que um pequeno marco que existe na Praça Fausto Cardoso, entre a Matriz de Santo Antonio e o coreto que fica no centro da dita praça seria o ponto geodésico de Sergipe. Nunca avalizei tal história por não encontrar documento algum, nem mesmo referências escritas a esmo que tal ponto ali se localizasse. O dito dado grafado num impresso(3) estilo guia turístico, todavia me levou a usar o GoogleEarth(4) e eis a conclusão:

A Praça Fausto Cardoso. Está localizada a 114 quilômetros de uma restinga próxima ao Cabeço, no município de Brejo Grande, foz do Rio São Francisco, direção leste; e a 90, 1 quilômetros de uma curva no rio Real, município de Poço Verde, coordenadas 10’49”16 Sul e 38’14”28 Oeste; a 144 quilômetros do encontro do rio Xingó com o São Francisco, na direção Norte; e a 101 quilômetros de uma curva do rio Real, no município de Cristinápolis, direção sul.

Para que o dito ponto fosse o centro geodésico do Estado de Sergipe, todas as medidas, seja na direção norte-sul, seja nas direções leste-oeste teriam que serem iguais respectivamente.
O ponto geodésico de Sergipe está nas proximidades da Caienda, no município de Ribeirópolis, ao norte do mesmo.

(1) ARAÚJO, Acrisio Torres. Geografia de Sergipe. 3º ano primário. p.21. Ed.06, nº 1742. Aracaju, 1970.
(2) Hino da Associação Olímpica de Itabaiana. Letra de Alberto Carvalho.
(3) Ponto Geodésico. In Guia do Comércio de Itabaiana. Atrativos turísticos. Pág.35. InfoGraphic’s Grafica e Editora. Aracaju, 2008.
(4) Programa gratuito de rastreamento por satélite em:
googleearth.com. É preciso instalar o plugin e só funciona quando se está plugado na internet.

Obs. Ponto geodésico é o ponto central de uma unidade político-administrativa levando em conta o ponto onde se encontram as duas linhas que a mede nos sentidos norte e sul; leste e oeste, pouco importa se deslocando uma delas ou ambas de suas respectivas trajetórias de retas.