quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Mediocridades.

Nos anos 70 a liderança de Francisco Teles de Mendonça brilhou soberana em Itabaiana, tendo emplacado três prefeitos sucessivamente além de eleito seu filho Zé Teles por duas vezes à Assembléia Legislativa; sem esquecer que era então capaz de transferir voto até para um poste, se assim o quisesse. Chico possuía uma filosofia pra manter o poder: manter a Prefeitura em suas mãos. Mas a cidade voltou a crescer, depois da pancada tomada em 1963. Ruas passaram a ser abertas, literalmente a torto e a direito, ou seguiam o curso traçado por Euclides Paes Mendonça vinte anos antes – com alguns “jeitinhos” - porém, sem infra-estrutura absolutamente nenhuma. Miraculosamente pouca gente reclamava. O segredo?
As décadas de 60 e 70 foram de forte fluxo migratório para as cidades em todo o país. No município de Itabaiana, apenas quatro povoados possuíam o serviço de eletricidade: Cajaíba, Ribeira, Serra e Queimadas. Na Serra a força chegou em 1971. Nos demais povoados ela havia vindo logo a seguir da chegada da luz de Paulo Afonso, nos idos dos 50. Desta forma, a maioria daqueles que, ao chegar à cidade, mesmo numa rua empoeirada e com esgoto a céu aberto, mas desfrutava da energia elétrica, para eles, isso era o máximo. Em 1971 começou a entrar pra valer em Sergipe o sinal da TV Tupi. Isso não existia nos sítios sem energia. Mas existia nas pontas de ruas sem benefício urbano algum.
Chico reinou absoluto por dez anos até que surgiu de uma só vez o telefone, antes restrito a uns poucos usuários; a ampliação e modernização da rede elétrica e... o rádio. A Rádio Princesa da Serra. A falta de lideranças populares e o legado político montado por Euclides e mantido por Chico ainda lhe deu sobrevida na Prefeitura até fins da década de 80. E aí, não teve jeito: caiu. Foi mantido soberano por todo esse tempo, entre outros fatores, pelo fato dos cidadãos de então se contentarem com o morar na cidade tendo acesso razoável à eletricidade, e precário, ao serviço de água, que todo dia faltava.
Vejo no portal itnet(veja aqui), daqui de Itabaiana, que, ao menos no último placar que ali vi, numa enquete sobre a administração da prefeita Maria Mendonça, esta é bem avaliada por ter pago aos funcionários em dia.
Triste a sina de um município onde pagamento em dia dos salários de funcionários é tido como acontecimento fenomenal. Fico a imaginar o dia em que esse município vier a ter uma equipe que crie e execute uma política de desenvolvimento real. Mesmo que inicialmente exitosa, seus envolvidos serão, ou santificados, ou enxotados do poder para nunca mais atentar contra a mediocridade.