quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Subvenções

A Câmara Municipal de Itabaiana aprovou na sua última sessão de 2007, dia 27, vários projetos de Lei dentre os quais dois deles referentes a subvenções a clubes esportivos da cidade. Em princípio seria um desperdício, diriam alguns; da nossa modesta parte, todavia, acho uma obrigatoriedade do Poder Público Municipal a cobertura financeira de eventos dessa natureza, mesmo que realizados por pessoas jurídicas de direito privado, como é o caso do Itabaiana Futsal Clube e da gloriosa Associação Olímpica de Itabaiana. Porque? Ora, que outro motivo levaria a Rede Globo de Televisão a nos dar dez minutos de cobertura nacional, totalmente gratuita, em pleno domingo (dois) senão o sucesso de nosso time maior, como o fez na época em que o Itabaiana estava batalhando com o São Raimundo pela Segunda Divisão? Sabem quanto custam trinta segundos de publicidade nacional na dita Rede?
Mas o que me traz aqui é a discórdia com o defendido pela vereadora Edilene Barros para quem, segundo se noticia, o mesmo benefício deveria ser estendido ao Curitiba de Futsal. Ora, independente das declarações de afeto e de descendência sergipana do atual governador do Paraná, o Sr Roberto Requião – rama legítima dos campos do velho São Gonçalo do Pé do Banco, atual Siriri – e da grandeza do povo do Paraná, onde além dos parentes do atual governador existem muitos outros sergipanos e itabaianenses, acho que Curitiba e o Paraná devem promover o nome do Curitiba. Itabaiana promove o nome de Itabaiana.
A vereadora não está errada em defender apoio ao time do ex-deputado Wilson Gia da Cunha. Todavia, não dá pra investir os parcos recursos do Município de Itabaiana para promover o nome da já grandiosa, rica e inúmeras vezes mais importante e famosa Curitiba.
Quando da profissionalização do antigo time de futsal para futebol de campo, cujo futsal, diga-se de passagem foi de uma contribuição inestimável ao futsal sergipano, com a proximidade que tinha com o então deputado estadual, impliquei por muito tempo com a denominação de “Curitiba” para seu time. Houve até a sugestão de um outro nome que incluísse Itabaiana. Acabou por prevalecer a esdrúxula fórmula Itabaiana-Curitiba.
O que o Município deverá investir nos dois clubes para os quais foram aprovadas as subvenções é propaganda do nome do município. Logo, se bem feito se trata de investimento na imagem de Itabaiana. Já sobre investir no time do meu amigo Gia, sinceramente, seria jogar dinheiro, literalmente fora.